segunda-feira, 2 de junho de 2008

futsal sporting benfica


futsal domingo por volta das 15 horas no pavilhao paz e amizade para mais um grande jogo entre sporting benfica.
espera-se mais um grande encontro dos rivais de lisboa dentro e forade campo como é habitual...

3 comentários:

Anônimo disse...

guerra

Anônimo disse...

sangue

Anônimo disse...

Este Post foi escrito por uma pessoa amiga, mas penso que que todos deviam ler:

Cump.s
CCF
***

Culpados somos todos nós!

Quando no Sábado, dia 31 de Maio, os nossos jogadores de hóquei partiram em direcção a Gondomar iam carregados de esperança, com vontade de vencer, apesar de conscientes de que não teriam o apoio dos seus adeptos.

Ora, a verdade é que à partida da Luz o marcador em fânzeres já contabilizava 1-0, a favor dos da casa e isto porque os nossos atletas, para se deslocarem ao pavilhão onde o futebol clube do porto joga hóquei, não podem fazê-lo utilizando o autocarro do Benfica. A deslocação é feita através de um autocarro alugado para esse efeito. Isto acontece de forma a garantir a integridade física dos jogadores.... Ou seja, quando partem de Lisboa já vão com o peso de derrotados: nós adeptos exigimos que vençam e honrem as camisolas com o símbolo do nosso Benfica e eles nem se podem fazer deslocar no autocarro do Clube, como se tal se tratasse de uma afronta para os adeptos do clube rival.

Perante isto, sinto-me culpada por não ter pressionado a nossa Direcção no sentido de fazer alguma coisa para inverter esta situação. E sim, a Direcção do Benfica pode e deve exigir que os nossos atletas possam fazer-se transportar no autocarro do Clube, pode solicitar a presença de forças policiais para o efeito, para que dessa forma os nossos atletas possam entrar de cabeça erguida no pavilhão de fânzeres e poderem assim afirmar que estão em igualdade de circunstâncias.

Na Luz, a situação é diferente. Os atletas do futebol clube do porto chegam ao pavilhão no autocarro do clube, param à porta e apenas lhe falta uma passadeira (que neste caso até poderia ser azul) para acederem aos balneários.

Os jogos, qualquer que seja a modalidade começam a vencer-se desta maneira, com pressão psicológica e nisso o Benfica continua a ter uma atitude muito ingénua e diária mesmo pouco protectora para com os seus atletas em detrimento dos braços abertos que parecem ter para as equipas adversárias.

Sobre o jogo de ontem já vocês escreveram e reescreveram, por isso vou manter-me na minha missão de ver para além do mesmo.

fânzeres estava mais uma vez cheio de adeptos portistas, imagem que me deixa sempre inveja por o mesmo não se passar nos nossos pavilhões, seja qual for a modalidade (com excepção para os jogos de futsal contra os lagartos que parecem ser o novo grande “ai Jesus” dos adeptos Benfiquistas....).


• Onde pára a polícia em fânzeres?

Na Luz é habitual sermos tratados como criminosos, apesar de estarmos em nossa casa. Mesmo nos casos em que não estão presentes adeptos portistas a presença policial é sempre marcante e quem não se lembra daquele jogo na Luz em que apenas havia Benfiquistas a assistir e que mesmo assim as forças policiais carregaram nos adeptos sem motivo?

Ontem não havia cordão policial à volta do pavilhão, não houve protecção ao banco do Benfica e todos nós assistimos (por escassos minutos pois não convém mostrar muito este tipo de coisas) à vergonha que foi ver o que se passou junto dos nossos atletas. Perante a inoperância da GNR teve que ser o Reinaldo Ventura a tentar acalmar os ânimos.

Mais uma vez a intimidação é a arma mais usada pelos adeptos portistas e parece resultar. Perante isto o Benfica tem o dever de participar o ocorrido às entidades competentes: Federação Portuguesa de Patinagem e Secretaria de Estado do Desporto.

Ficar calado e acomodado é dar razão a situações graves que têm prejudicado o Benfica e que em nada favorecem as modalidades, contribuindo cada vez mais para o afastamento dos adeptos.


• A falta de segurança parece ter côr clubista.

Por muitas vezes se tem falado das medidas “inovadoras” adoptadas pelos nosso governantes que muito gostam de usar bandeira da segurança nos recintos desportivos. Trata-se de uma questão que fica sempre bem apresentar ao nível de discursos mas na prática essas leis têm sido aplicadas de forma arbitrária. Vejamos o seguinte:

- Alguém controla a lotação dos pavilhões onde vamos jogar? Não me parece. É obrigação das entidades competentes zelar para que os adeptos dos dois clubes possam marcar presença. Na Luz isso é cumprido, fora não me parece.

- Assisti este ano, num jogo de Andebol, a um adepto Benfiquista ser retirado do pavilhão, num jogo de Andebol (em que como habitualmente a presença de adeptos era escassa) por palavras supostamente ameaçadoras..... tratava-se de um miúdo de 16 anos.... e que vai habitualmente à Luz sabe a perigosidade do referido adepto (ironic mode).

- Quantos pavilhões em Portugal deveriam ter sido interditados? Quem conhece o pavilhão do freixieiro sabe que aquele “matadouro” não é recinto digno para a prática de desporto.

- Quantas vezes apontam o dedo aos adeptos do Benfica por mau comportamento e porque não o fazem em relação aos dos outros clubes? Porque razão a comunicação social apenas expõe as situações em que estão envolvidos adeptos encarnados?

A Direcção do Benfica tem a obrigação de apresentar junto da Secretaria de Estado competente e em prol do que o Senhor Secretário de Estado do Desporto tanto defende: um pedido para que se fiscalizem os recintos desportivos dos outros clubes, uma vez que os nossos espaços estão sempre sob as atenções das autoridades.

Em prol do da segurança do desporto deverá ser solicitada a interdição dos espaços que não cumpram o estipulado pela lei e que sejam punidos, com coimas, os clubes que não cumpram com o previsto.

Depois de termos sido bombardeados com a notícia de que o Benfica pagou coimas, na época transacta, num valor superior aos do sporting e porto juntos; depois de ter assistido mais uma vez à impunidade que se verificou ontem, eu culpo-me e a todos os adeptos por contribuirmos para a vergonha em que se está a transformar cada jogo das modalidades fora de casa; culpo a Direcção do Benfica por ficar de braços cruzados e não apresentar queixa do que se tem vindo a passar.

Quanto ao próximo Sábado: DESISTIR É MORRER!