domingo, 18 de maio de 2008

a festa da taça



Eis-nos chegados ao derradeiro capítulo da época 2007/08, com a sempre aguardada final da Taça de Portugal. Sporting, detentor do troféu, e FC Porto, campeão nacional, defrontam-se, a partir das 17 horas, decididos a somar mais um título na prova rainha. Siga as emoções do Jamor em JOGO EM DIRECTO.
Taça de Portugal
ASF
O Estádio Nacional pinta-se de verde e azul para receber a festa da Taça, que junta nas quatro linhas dois ilustres do nosso futebol. De um lado o FC Porto, de olhos postos na «dobradinha» depois de se sagrar bicampeão nacional com percurso irrepreensível e... sem oposição à altura; do outro lado o vice-campeão Sporting, autor de campanha irregular mas que permitiu garantir o acesso directo à Liga dos Campeões, relegando V. Guimarães e o eterno rival Benfica para as terceira e quarta posições, respectivamente.

Leões e dragões protagonizam, na final do Jamor, o quarto embate da época. A vantagem pende para os de Alvalade, com vitórias em dois dos três jogos disputados: na Supertaça, por 1-0 (Izmailov), e na 17.ª jornada do campeonato, em Alvalade, por 2-0 (Vukcevic e Izmailov); o FC Porto levou a melhor logo na segunda ronda do campeonato, por 1-0 (Raul Meireles).

Para a Taça de Portugal, o equilíbrio tem sido a nota dominante. Em três finais, contam-se dois triunfos azuis e brancos e um verde e branco. Todos decididos na extinta finalíssima. Na temporada de 1977/78, depois do empate a um golo no final do prolongamento, o Sporting impôs-se por 2-1 no segundo jogo; 16 anos depois, em 1993/94, foi o FC Porto a superiorizar-se por 2-1, após o nulo nos 120 minutos da final; e em 1999/00, o empate a um golo obrigou, uma vez mais, a segundo jogo, sorrindo então a vitória aos dragões, por 2-0.

Os tempos são outros, a finalíssima é passado, pelo que o vencedor da edição 2007/08 terá de ser conhecido hoje. Quem sabe se da marca dos onze metros...

Liedson, operado ao joelho esquerdo na passada sexta-feira, é a grande baixa na equipa de Paulo Bento, enquanto o FC Porto joga no Jamor sem Helton, lesionado, e Bosingwa, por opção de Jesualdo Ferreira e em consonância com o acordo definido com com o Chelsea.

Olegário Benquerença, da Associação de Futebol de Leiria, foi o árbitro designado pelo Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol. O juiz, de 39 anos, dirige a sua segunda final da Taça de Portugal, depois de ter estado, em 2000/01, no Sporting-Leixões (1-0).

Sporting e FC Porto apresentam percurso idêntico com Benquerença como homem do apito. Com efeito, leões e dragões somam 13 vitórias e dois empates, diferindo apenas no número de derrotas, com cinco para a turma de Alvalade e duas para os da Invicta.

A ver vamos o que reserva a final desta tarde, que pode permitir ao Sporting aumentar para 15 o número de conquistas na prova rainha e ao FC Porto igualar as 14 taças dos leões.

Um comentário:

Anônimo disse...

visitem e participem

http://cfuniao.synthasite.com/

http://cfuniaomadeira.queroumforum.com/index.php