quinta-feira, 8 de maio de 2008

Tecnologia contra hooligans na Suíça



País vai usar mecanismo de identificação biométrica para localizar os baderneiros

A partir da próxima temporada, os freqüentadores de partidas de futebol na Suíça serão filmados e suas imagens comparadas em um banco de dados com informações sobre hooligans.

A medida foi anunciada neste sábado por um responsável do Ministério da Defesa, Proteção Civil e Esportes suíço. A agência de notícias suíça "ATS" informou que os testes de identificação biométrica dos torcedores foram autorizados para começar já na próxima segunda-feira.

O objetivo desta medida é detectar a presença de torcedores violentos proibidos de entrar nos estádios, disse o secretário-geral da Conferência da Justiça Cantonal e de Diretores da Polícia, Roger Schneeberger.

Segundo ele, com os testes que começarão na próxima semana, será possível "ver o que é possível em matéria de biometria nos estádios e nas estações de trem".


Briga em jogo na cidade de Berna

Na noite do última sexta-feira, 45 pessoas ficaram feridas após uma briga entre organizada na capital Berna. Torcdores dos times Young Boys e Neuchotel Xamax entraram em confronto após a partida na qual ue o Xamax venceu fora de casa por 3 a 1.

Três torcedores permanecem no hospital até o momento. Outras 12 foram presas depois do incidente, mas já foram liberadas pela polícia local.

Nenhum comentário: